Cazuza
Suas músicas, embaladas pela revolta de um sistema preconceituoso, entre tantos outros defeitos, continuam vivas em nossa memória. E por isso hoje posto aqui Ideologia, um dos seus grandes sucessos durante a carreira solo, depois de ter saído do Barão Vermelho. A música é muito oportuna para os dias atuais.
Ideologia
Renato Russo
Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado de Felipe Lemos e André Pretorius. Não durou muito, terminando por brigas entre Felipe e Renato. O Aborto foi a semente que deu origem à Legião Urbana, ao Plebe Rude e ao Capital Inicial, liderado por Dinho Ouro-Preto.
Alguns anos mais tarde, em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na
Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.
Vento no Litoral
Elis Regina
Ao morrer, aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982, Elis Regina deixou mais de 30 discos gravados e infinidades de sucessos. Acima de tudo, com sua voz marcante e peculiar interpretação, Elis Regina deixou alguns clássicos imortais entre muitos.
Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. De morte trágica e prematura,(overdose de cocaína)deixou vasta e brilhante obra na música popular brasileira. A discografia apresenta mais de 35 títulos. O mestre Vinícius de Moraes apelidou-a de Pimentinha.
elis regina - me deixas louca
Cássia Eller
Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza eRenato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.
Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".
Cássia Eller- Segundo Sol
Raul Seixas
Morreu dia 21 de agosto de 1989, e foi encontrado morto às 7 da manhã de segunda-feira pela empregada Dalva Borges. Ele morreu de pancreatite aguda, causada pelo excesso de bebida.
Raul Seixas - GITA
Tim Maia
Sebastião Rodrigues Maio, o Tim Maia, era filho de uma família de 19 irmãos. Nasceu no Rio de Janeiro em 1942.
Tim começou sua carreira junto com Roberto e Erasmo Carlos no grupo Sputnik, que foi formado em 1957.
Ele vai morar fora, e depois de passar seis anos nos EUA, Tim maia retorna com um novo estilo musical, que era influenciado pela Soul Music.
Após muito sofrimento para conseguir gravar seu primeiro disco solo, ela realiza seu desejo em 1970.
Seu intento deu certo e logo o sucesso apareceu com as músicas “Azul da cor do mar” e “Primavera”.
A mistura de Soul Musica com Funk fez com que outras canções de Tim Maia caíssem no gosto do povo. Outros sucessos foram “Descobridor dos Sete Mares” e “Me dê Motivo”O fim deste ícone da música brasileira se deu em 15 de março de 1998, quando um edema pulmonar, seguido de uma parada cardíaca lhe tirou a vida.
Quando o Inverno Chegar-É PRIMAVERA
Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock cômico. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró, sertanejo, além de heavy metal, rock progressivo, pagode e música portuguesa. A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de Julho de 1995 até 2 de março de 1996 (7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com Disco de Diamante em 1995, comprovado pela ABPD. Álbum este, que com letras bem-humoradas, como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira", "1406" e "Mundo Animal", os levou ao sucesso estrondoso. Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.
Pelados em Santos - Mamonas Assassinas
Leandro
A dupla acabou em 1998, após lançamento do álbum "Um Sonhador", Leandro morreu por um tipo raro de câncer no pulmão. Leonardo seguiu carreira solo, e mantém o contrato com a BMG. Em 1999 já lançou seu primeiro álbum solo com grandes sucessos. Em 2007 aRede Globo exibiu um especial sobre a dupla, que contava com depoimentos de famosos como Xuxa e Daniel dentre outros.
Catedral - Leandro
Cartola
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.
Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar para o morro da Mangueira, onde então começava a despontar uma incipiente favela.Mas no início da década seguinte, Cartola desapareceu do cenário musical carioca e chegou a ser dado como morto. Pouco se sabe sobre aquele período, além do sambista ter brigado com amigos da Mangueira, contraído uma grave doença - especula-se que seja meningite - ter ficado abatido com a morte de Deolinda, a mulher com quem vivia.
Cartola só foi reencontrado em 1956 pelo jornalista Sérgio Porto (mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta), trabalhando como lavador de carros em Ipanema. Graças a Porto, Cartola voltou a cantar, levando-o a programas de rádio e fazendo-o compor novos sambas para serem gravados. A partir daí, o compositor é redescoberto por uma nova safra de intérpretes.
Em 1974, aos 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos-solo, e sua carreira tomou impulso de novo com clássicos instantâneos como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço", "Alvorada" e "Alegria". No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até a morte, em 1980.
Tom Jobim
É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.
Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Tom mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.
Em 1987, lançou Passarim, obra de um compositor já consagrado, que pode desenvolver seu trabalho sem qualquer receio, acompanhado por uma banda grande, a Banda Nova. Além da faixa-título, Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque) são os destaques. Em 1992 foi enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga, em dezembro, nos EUA.
0 O que você acha?:
Postar um comentário
Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.