PUBLICIDADE

Mundo Animal (Potó)

terça-feira, dezembro 11


Potó é um inseto da Ordem Coleoptera, família Staphylinidae, esta ordem engloba besouros e escaravelhos, mas este indivíduo se difere muito dos outros membros da família pois seu corpo pequeno e roliço lembra mais uma formiga que um besouro.


Muito comuns em períodos de chuva, os potós são besourinhos perigosos que podem causar o maior estrago na nossa pele. Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas. Pelo calor, eles podem também serem vistos próximos a lâmpadas elétricas em busca de um local quentinho.

Esses bichinhos possuem glândulas pigidiais no abdome que secretam uma substância com propriedades caústicas e vesicantes (causadora de vesícula) para a pele. O ataque dos potós causa uma queimadura do tipo química que resultam em eritema, coceira, bolhas e ulcerações. O tratamento é bastante “rebelde” que demora mesmo para melhorar. A lesão causada pelo Paederus é conhecida como Dermatite purulenta. Quando perceber que o potó passou pela sua pele, lave o local, pois pode ser que ele tenha expelido a substância caustica, e a água pode diluir a substância amenizando a lesão.


Líquido do potó pode causar queimadura de 2º grau
Geralmente o local afetado na pele fica vermelho e irritado, coça e surgem algumas bolhas semelhantes a uma ferida. Trata-se do Paederus irritans, mais conhecido como potó, que costuma aparecer no clima de final de chuva. Segundo o médico dermatologista Lúcio Leopoldino, o inseto é atraído pela luz e lençóis brancos e, na verdade, ele não pica ou faz xixi, como se pensa.

"Ele é muito comum nesta época do ano e, por ter atração pela luz, aparece mais à noite. Geralmente, a pessoa só percebe que foi atingida pelo potó quando acorda. Popularmente, as pessoas dizem que foram ‘mijadas’ pelo potó. Mas, não. Quando alguém o aperta, o inseto libera um líquido chamado cantarizina, que funciona como um mecanismo de defesa", explica o especialista.

Esse líquido é cáustico e queima a pele, podendo deixar seqüelas, caso não haja tratamento adequado. "Ele pode provocar queimaduras de primeiro grau, apresentando vermelhidão no local, e de segundo grau, com aparecimento de bolhas", afirma Lúcio Leopoldino.

As pessoas que sofrerem queimadura não devem passar filtro solar antes que as bolhas cicatrizem nem pomadas para evitar assaduras em bebês. É preciso também evitar tomar sol no local atingido por pelo menos dois meses. Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho.

Uma das dicas é lavar a pele imediatamente após o contato com o inseto. Mas, caso a pessoa só venha a perceber que foi atingida posteriormente, quando aparecer a mancha vermelha, deve-se lavar o local com sabonete anti-séptico duas vezes ao dia. Entretanto, deve-se tomar cuidado, pois para os casos mais graves, quando a infecção é secundária, com surgimento de pus e feridas, o paciente precisa tomar antibiótico. Porém, para evitar problemas, é recomendável procurar orientação médica. "Muitas vezes, lavar com água e fazer compressa gelada no local resolve, porém em situações mais graves é preciso consultar um especialista".

Veja so os estragos causados pelo potó




 
OPS: esse ai acima não foi potó, ele nasceu assim mesmo!

0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.