PUBLICIDADE

Mundo Animal (Bagre elétrico)

domingo, novembro 25



O blog CPF22 vai apresentar toda quinta um seria de animais que desenvolveram uma habilidade incrível para pegar sua presa e se proteger do predadores nessa semana falaremos um pouco do Poraquê ou enguia elétrica. ( depende da região)


Poraquê (Electrophorus electricus) é espécie de peixe actinopterígio, gimnotiforme, que pode chegar a três metros de comprimento, e a cerca de trinta quilogramas, sendo uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de 300 volts a cerca de 0,5 ampère até cerca de 1.500 volts a cerca de 3 ampères.

"Poraquê" vem da língua indígena tupi, e significa "o que faz dormir" ou "o que entorpece", dado às descargas elétricas que produz. Além deste nome, também é chamado de "enguia", "enguia elétrica", "muçum-de-orelha", "pixundé", "pixundu" ou simplesmente peixe-elétrico, embora não seja o único "peixe-elétrico" existente.

É típico da bacia amazônica (rios Amazonas e Orinoco), bem como dos rios do Mato Grosso, também encontra-se em quase toda América do Sul.







0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.