PUBLICIDADE

Alunos da escola Bandeirante fazem protestos em Chapadinha-MA

sexta-feira, maio 4


Aconteceu na tarde desta quinta feira (03) uma manifestação estudantil dos alunos da escola estadual Dr. Otávio Vieira Passos, conhecido como colégio Bandeirante, conforme tinha sido  divulgado nos blogs e Facebook. 


Os estudantes informaram que tentaram conversar com a diretora Leonília Gomes (Leó) no entanto a mesma havia tratado com indiferença as reivindicações da categoria. Insatisfeito os estudantes saíram em manifestação com cartazes, apitaço e soltando foguetes,  rumo ao prédio da Regional de Eduacação (URE) localizada na Av. presidente Vargas para apresentar ao gestor regional, Jânio Ayres suas reivindicações.





A revolta tomou conta dos alunos e a todo momento bradavam: "QUEREMOS PROFESSORES !" FORA LEÓ ! ESTUDANTES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS ! QUEREMOS VENTILADORES ! etc. Eles reivindicam  a falta de cadeiras, alimentação escolar, condições desumanas por falta de ventiladores, água, limpeza, e acima de tudo serem tratados com educação pela diretora.

Devido ao horário de expediente a Regional estava fechada no momento que os alunos chegaram ao prédio e por conta disso eles foram até a escola estadual Raimundo Araújo mostrar aos colegas da rede de ensino o quanto eles estavam sendo penalizados. Nesse instante foram avisados que o gestor já estavam esperando-os, portanto voltaram para dialogar sobre o problema.





Vídeo I : Momento em que os alunos entram na sededa Gerência Regional de Educação


Jânio disse aos alunos manifestantes que a falta de professores no Bandeirante e os problemas como alimentação escolar e infraestrutura estariam ocorrendo por alguns motivos que não dependeria exclusivamente da URE ou mesmo da direção da escola. Veja:

1º- Pelos acordos entre o sindicato e o governo estadual, o Ministério Público teria suspendido as contratações de novos professores que já eram pra ter assumido suas disciplinas específicas. Entretanto  o governo recorreu e espera a sentença do judiciário logo quanto a liberação ou não dessas contrações.

2º - Devido a transferência dos alunos do ensino fundamental do Bandeirante do turno matutino pra outras escolas e adotado apenas o ensino médio, os professores também foram transferidos juntamente com esses alunos por seus níveis de qualificação não corresponder ao ensino médio.

3º- Por motivos de burocracia os recursos  alocados na escola, do ensino fundamental,  não devem ser aplicados ao ensino médio, mas a URE já estaria solucionando estes entraves e em pouco tempo tudo voltará ao normal.



Vídeo II: Fábio Barroso da Rádio Mirante entrevista uma 
das alunas e o Gestor Regional de Educação


O gestor sentiu-se feliz por saber que a classe estudantil tomou uma atitude pouco vista em nosso município. Segundo ele a URE tomará as devidas providências junto ao governo do Estado pra que logo seja atendido as reivindicações. No entanto pediu às lideranças do colegiado para que façam um relatório  dessas cobranças para serem discutidas em reunião na comunidade escolar na próxima semana envolvendo pais, alunos, professores e direção da referida escola.

A diretora Leó foi procurada pelo Blog, mas o vigilante informou que a mesma estava com o emocional totalmente abalado e que somente depois poderia conceder uma entrevista. A próxima postagem tratará dos argumentos dos alunos sobre a exclamação repetida várias vezes por eles: "FORA LEÓ !!

veja as fotos do protesto:






 de  

0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.