PUBLICIDADE

Correr sobre a água, seria possível?

terça-feira, março 15

O programa pânico na tv da emissora rede tv propôs aos seus apresentadores o desafio de correr sobre a água com o incentivo de ganhar um carro do diretor. Então essa é a pergunta, seria possível para um ser humano correr sobre a água?

Há um animal apelidado de "lagarto Jesus", devido a sua habilidade de correr sobre a água, no entanto, este animal é leve e possui uma membrana entre os dedos que cria bolhas de ar para ajuda-lo a manter a tensão superficial da água durante o processo, além da velocidade considerável que ele adquiri antes de correr sobre água, ou seja, milhões de anos de evolução, enquanto que o homem não possui tal características. Mas alguns vídeos na net demonstram que é possível, entretanto, segundo a física clássica, correr sobre a água não é tão simples assim.


Lagarto Jesus

Um exemplo seria de uma pessoa que pesa 75kg, para esse ser humano conseguir, ele teria que corre a uma velocidade de 125 passos por segundo (50 vezes maior que a velocidade de um velocista) e atingir a água a 46,8km/h (para empurrar 1,8 litros de água para baixo) a cada passada, afundar cada passo apenas 5cm e criar um angulo de 4 graus em cada passada. Essa sim é uma tarefa díficil, para não dizer sobre humana.

O "mister M" demonstra como é possível não só correr como andar sobre a água através do ilusionismo:


Conclusão, o programa pânico na tv e os vídeos na internet são feitos com a ajuda de uma passarela de material transparente que fica um pouco a baixo do espelho d'água, para que possa ficar invisível aos olhos dos telespectadores e conseguir finalizar a ilusão.
Mais informações: Mundo Estranho, ed. 107, jan. 2011.

0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.