PUBLICIDADE

Teoria do Big Bang

terça-feira, dezembro 21

Big_bang_2_3_2
No início tudo era escuridão, não existia tempo ou mesmo espaço, apenas uma pequena esfera extremamente quente e densa que caberia com folga na ponta de uma agulha. Todo o universo que conhecemos hoje estava ali. A temperatura nesse momento tendia ao infinito. Não poderíamos medir quanto tempo durou isso, pois não existia tempo, porém, em determinado momento, toda aquela energia contida ali foi liberada, criando o tempo, o espaço e todas as partículas. Todas as partículas viajaram em uma velocidade muitas vezes maior do que a velocidade da luz. Em menos de 1 segundo, 70% do tamanho do universo atual já estava ocupado.


Apesar de parecer loucura, essa é a teoria mais aceita no meio científico e começou com uma pergunta simples. Quanta energia tem um átomo? Muitos cientistas tentaram responder a essa pergunta, porém só um conseguiu transferir isso para a realidade. O nome dele era Albert Einstein.
  
Antes de Einstein, já sabíamos que o átomo existia, porém não se podia medir a energia contida nele, pois seu tamanho era absurdamente pequeno. Vários cientistas tentaram descobrir de muitas maneiras, fizeram experiências extremamente caras e nunca chegaram a lugar nenhum. No entanto, Einstein conseguiu isso observando grãos de pólen em um microscópio. Ele percebeu que esses grãos vibravam, e que não existia outro motivo para isso senão átomos batendo na superfície do pólen causando essa vibração. Por meio dessa experiência, pode-se criar a famosa fórmula E = M . C², a qual  está explicada na postagem “Grandes teorias”.
Quando Einstein descobriu a quantidade de energia dentro do átomo, surgiu outra pergunta: de onde veio toda essa energia? Então, deixando de lado o microscópio, cientistas do mundo inteiro começaram a olhar para o céu, procurando uma fonte que poderia condensar tanta energia em um ponto tão pequeno. As explosões de supernovas eram muito fortes e conseguiam transformar Hidrogênio em Metais pesados sintetizando prótons e elétrons. Então, de onde veio o Hidrogênio?

Criação do universo de acordo com a teoria do big bang

Friedmann criou um principio que diz que o universo está em expansão e em processo de esfriamento. Então, um padre e cosmólogo belga, Georges Lemaítre, derivou separadamente as equações de Friedmann a partir das equações de Einstein e propôs que os desvios do espectro de nebulosas deviam-se à expansão do universo, e a causa seria uma grande “explosão” de um átomo primordial, criando assim os primeiros átomos de hidrogênio e hélio.

Curiosidades

De acordo com essa teoria, o universo é finito, pois se antes da explosão não existia espaço, com o big bang o universo foi crescendo aos poucos até chegar à dimensão atual.


Hidrogênio, por ser o primeiro átomo criado, é o que mais abunda no universo, ocupando de 70% a 80% do universo.


Apesar de ser finito, é impossível chegar à borda do espaço, pois pela teoria geral da relatividade, a massa dobra o espaço. No universo, existe tanta massa que o espaço se torna uma esfera

0 O que você acha?:

Postar um comentário

Comente, dê sua opinião, ela é muito importante para nos.